PARIS/FRANÇA - Outubro2009

Na Champs Elysées, No. 140 morou nosso conterrâneo Alberto Santos Dumont, imortalizado numa discreta plaquinha na frente da casa. Mas deu orgulho.
Início da caminhada, Adriana já estava reclamando dos pés, cada reclamada eu mostrava uma loja bacana, e seguia na enrolação.

Torre Eiffel vista do Trocadero, a vista mais bonita. Ficamos bom tempo aí contemplando o monumento. Na praça do Trocadero muitos africanos vendendo bugigangas, gostei de um pássaro a corda, o vendedor pediu 20 Euros, comprei por 10, me achei o grande negociador até encontrar mais a frente um brasileiro que tinha comprado por 5. Se o cara não fosse tão grande eu tinha voltado pra pegar meu troco, mas deixei pra lá.

Essa Torre é fenomenal e impressionante, só cai a ficha que está em Paris ao vê-la.
Tenho medo de altura, e essa torre é MUITO alta. A fila estava enorme, Adriana propôs não subir, o que concordei imediatamente. Ufa!

Caminhada na Champs Elysées, imperdível, tem um clima diferente essa avenida. Achei dez as lojas de carros.
Adriana com essas botas pediu pra voltar pro hotel umas 30 vezes...e eu respondi umas 30 vezes, vamos, consegui mais umas 2 horas de caminhada.

Arco do Triunfo, esse foi o monumento que mais me impressionou em Paris. Foi emocionante subir a estação do metrô Charles de Gaulle e dar de cara com ele.
Esse careca aí puxando essa mala deu uma topada e se estatelou no chão, fui ajudá-lo e ele ficou todo abusado, mandei ele se lascar em português mesmo. Acho que entendeu porque saiu sem agradecer.
Vista de cima do Arco do Triunfo. Depois de subir 284 degraus foi o visual mais legal de Paris. Fantástico! Valeu MUITO a pena o esforço.
Quando começamos a subir a escada, uma senhora angolana de uns 150Kg iniciou a subida junto conosco, nos deixou passar dizendo que iria ser mais lenta. Depois de uns 40 minutos lá em cima, fomos descer e nos encontramos novamente com ela já no nonagésimo degrau, ainda na subida. Era lenta mesmo!
Museu do Louvre. É imperdível conhecer esse museu. Para conhecê-lo inteiramente calcula-se de 08 a 10 meses indo diariamente até lá por várias horas. É um prédio gigantesco e lindíssimo, por dentro e por fora.
Nesta praça tinha uma Japinha com uma câmera fotográfica que parecia uma nave espacial. Fiquei me babando e não resisti, me ofereci pra tirar uma foto dela só pra pegar na máquina. Ele me deu uma aula de uns 20 segundos em japonês mesmo, fiquei fera, depois perguntei a ela se não queria trocar pela minha máquina, ela deu um sorriso humilhante e saiu.
Essa é a pirâmide invertida dentro do Louvre.
Vocês acham que alguém mais no mundo tirou a foto assim como Adriana? Acho que não, só ela fez isso.
Esse quadro gigante é muito lindo e cheio de detalhes, mas não é famoso, poucas pessoas olham pra ele. Veja abaixo...

Esse é famoso. A Monalisa. Pense num burburinho.
No Louvre, um dos cem Medalhões Arago que traçam o Meridiano de Paris.
Corri pra apanhar esse medalhão no chão achando que era uma moeda de ouro. Depois do mico, Adriana me explicou do que se tratava.
Fizeram minha estátua nos jardins do Louvre.
Andar de Velib por Paris é um programa imperdível.
Tirando as cangueiradas de Adriana, não teve estresse fazer o tour de bike.
Cathédrale Notre Dame.
Fui falar com o corcunda, mas ele estava todo suado carregando um saco de feijão nas costas. 
Jantar em Saint Germain. Adriana, Sheila, Luciana e eu num encontro de seridoenses em Paris.
Pensei que esse abajurzinho sobre a mesa podia levar, feito enfeite de casamento, mas Adriana não deixou eu perguntar ao garçom se podia. Acho que perdemos o enfeite.
Ponte Alexandre III sobre o rio Sena ligando os bairros de 7ème e 8ème arrondissement. Riquíssimos detalhes arquitetônicos fazem dessa ponte um lugar lindo.
Essa pose era lembrando de quando eu era modelo... na encarnação passada.
Caminhando com Adriana descobrimos essa Rue Cler, foi MUITO massa conhecer essa rua, adorei, é uma rua para gourmets. Entre a Rue de Grenelle e a Avenue La Motte Picquet encontra-se barraquinhas de frutas e legumes, açougues, lojas de queijos e defumados, sorveterias, pizzarias e restaurantes diversos.
Estávamos comendo uma pizza nesta esquina e chegou um pedinte meio embriagado, rapaz achei chic demais dar uma esmola em Euros. Dei uma moeda de 50 centavos, e o cara me xingou em francês. Tentei explicar pra ele que em Reais valia 3 vezes mais, mas acho que ele mandou eu me fuder e saiu resmungando. 
Museu Carnavalet, tem um dos jardins mais lindos que vimos em Paris. Esse museu tem entrada gratuita, conta a história de Paris e fica no Bairro de Marais (Marré).
Vendo esse jardim me lembrei de 'Galego', um antigo jardineiro lá de casa. Quando ele fazia o pezinho da grama rente ao muro, parecia um caminho de formiga, todo troncho. Acho eu vou indicá-lo ao museu.
Igreja de Sacre Coeur - Adorei esse local, é uma parte alta da cidade e tem um belo visual de Paris. O que mais gostei foi caminhar no entorno da Igreja, lá vimos vinícolas, artistas e casas lindas.
 Agora vejam esses banquinhos verdes de madeira desbotados  aí atrás, omi são pebas demais, não combinou com o cenário.
Esse é o Jardim de Luxemburgo do Palácio de Luxemburgo, onde hoje funciona o Senado Francês. É lindo. Achei massa uns tanques de água onde várias crianças alugam e soltam barquinhos a vela de um lado  do tanque pra pegar do outro.
Acho que os senadores brasileiros também mereciam um palácio desse tipo... mas sendo um para cada. 
Rapaz, essa foto foi só pra mostrar esse motinha de 03 pneus que achei arretada. Ótima pros cangueiros.
O 'Grand Arche de la Défense' é um prédio de 112m de altura no bairro moderno de La Defense. Conhecer esse bairro é um passeio imperdível, seus prédios suntuosos e sua vida agitada é show. Dizem que a construção desse prédio foi muito polêmica porque achavam uma obra inviável e que o arquiteto dinamarquês Otto Von Spreckelsen era um louco.
Fiquei um pouco parado nesta praça tentando fazer uns cálculos dos m2 das obras do entorno e seus valores, aí começou a sair uma fumaça cinza da minha cabeça, parei e fui lanchar com Adriana.


RIO DE JANEIRO/RJ/BRASIL - Janeiro2007

Museu de Arte Contemporânea de Niterói, fantástico projeto de Oscar Niemeyer.
Oscar imaginou uma flor, e eu uma nave espacial de cabeça para baixo.
A saladinha do Gameleira estava um show.
Esse é o único prato que ele sabe fazer.
De qualquer ângulo esse cidade é maravilhosa.
Se vê a todo momento, arte, águas, ilhas, montanhas, gente bonita, prédios lindos, mar e tiros. 
Esse Oscar é fera demais mesmo.
Desde a chegada dele nas caravelas com Cabral já era um jovem genial.
Praia de Icaraí
Essa cara no canto inferior esquerdo estava alongando e soltou uma bufa que escutei de longe. Estava folote.

MACAPÁ/AP/BRASIL - Dezembro2010

Em cima da "Fortaleza de São José do Macapá" construída há mais de 260 anos, a beira do Rio Amazonas.
Esse Rio Amazonas é mesmo gigante. Fiquei procurando a outra margem e num vi foi nada, pense numa largura!!!
Aqui em Macapá acontece o equinócio (quando os raios solares incidem em 90 graus sobre a Plano do Equador terrestre), e passa a Linha do Equador.
Nunca pensei em me arreganhar tanto, coloquei um pé no Hemisfério Norte e outro no Hemisfério Sul.

Taí a prova do meu arreganhamento.

FERNANDO DE NORONHA/PE/BRASIL - Dezembro2004

Navio chegando a Ilha de Fernando de Noronha às 7h da manhã e escoltado por atobás  pescando. Um show da natureza. Ficamos na Ilha até o dia seguinte às 14h. É pouco tempo pra fazer tudo, acredito que 04 dias sejam suficientes. Nessa hora, 2/3 das pessoas estavam dormindo no navio e perderam o espetáculo. Uma dica: Pegue logo as primeiras fichas na ordem de saída do navio para a ilha. Dormi no ponto e só consegui sair umas 13h, com isso perdi toda a parte da manhã.
Aviso: na ilha, se matar uma lagartixa ou jogar papel no chão o pau come e a multa também, então faça de conta que você é educado, e respeite a natureza.
Saída do navio num barco menor em direção a ilha.
Depois dessa viagem fiquei uns 06 meses balançando.
Adriana, Seu Aurino, Dona Daisy, Titianda e Titilila chegando na Ilha.
Aquela pedra ao fundo tá estirando o dedo pra alguém.
Praia do Sancho, essa foi a mais linda que já vi na vida.
Fiquei pensando o trabalho que deu para assentar esses azulejos azuis no fundo.
Pense numas lagostas de vergonha! Devidamente degustadas.
Essas eram os filhotinhos.
Fazer o batismo (1o. mergulho com cilindros de oxigênio) é imperdível. É impressionante o fundo do mar, que silêncio agradável e relaxante! Foi aí que descobri que os peixes nascem e morrem sem conversar, não acreditem em Nemo.
Aluguei uma moto e capacete para conhecer toda a ilha. Foi uma ótima idéia, recomendo. Recomendo também que você leve seu próprio capacete. Eu dei a 'sorte' de um gambá ter usado o meu no dia anterior.
A velha apresentação cantante dos garçons. Nessas horas uns caras se entregam só nas palmas, percebi uns dez mais alegres do que o normal, e com as palmas bem escandalosas.
Os garçons que nos serviam. Alguém sabe dizer quantos milhões esses caras ganham  por viagem? Pela simpatia são muitos.
A farra gastronômica no navio durava quase 24 horas por dia. E os pratos dava até pena de desmanchar, mas não sobrava nada.
Lembro até hoje do sabor dessa sobremesa. Gosto de tudo feito com banana, menos da banana. Mas macho que é macho é assim mesmo.
Titianda, Seu Aurino e Titilila numa reunião estressante.
Adriana e Seu Aurino fazendo grandes investimentos.
Essa foi em um dos teatros do navio. Foi só pra relembrar a época que eu tocava com Phill.

SANTIAGO/CHILE - Abril e Maio/2005

Em toda viagem ao Chile, Todinho e seu intuitivo "español" era de chorar de rir, acho quem nem ele mesmo entendia. Uma coisa interessante é como ele fica incrivelmente sorridente nas fotografias. 
Restaurante "Aqui está Coco" no Bairro da Providencia. Local temático bem bacana.
Só uma coisa negativa, um dos garçons era mais grosso do que papel de enrolar prego. Acho que tinha dormido bunda com bunda com a esposa na noite anterior. 
Fome grande e uma paradinha no "Pollos Tarragona", no cenrtro de Santiago. Vocês acham que gosto de fango? Dê uma olhadinha na foto abaixo.

Todinho e eu no Vale Nevado. No início de Maio a estação está vazia e a neve já está derretendo, mas o frio ainda é gigante. Neste dia eu pensei que tinha perdido as orelhas.
Na Calle Suécia, onde encontram-se muitos bons barzinhos em Santiago, jantamos no Louisiana. Lá estava um daqueles caricaturistas que faz na hora sua imagem em grafite. Eu e Adriana estávamos comemorando 10 anos de casados, e então registramos nosso momento no desenho do artista.
O cara é pé quente. Já vamos para nossos 16 anos de casamento. Essa minha esposa é uma sortuda mesmo! 
Esse por do sol no Cerro San Cristobal é imperdível. Passeio romântico de Santiago.
Sentar a bunda nessa madeira é meio desconfortável. Percebeu isso na minha pose? 
A Nena e Adriana posando com a Cordilheira dos Andes ao fundo. Quase que a gente perdia o por do sol, com elas passando chapinha nos cabelos ainda no hotel.
Galera, esse daí é o caranguejo das águas geladas do pacífico que eles chamam de "Centolla". Tem uma carne meio adocicada saborosíssima, e tem todo um ritual para comê-la. Adorei, mas quando chegou a conta eu fiz a conversão de Pesos para Real umas 30 vezes. Pense num caranguejo caro da bexiga! Eu acostumado com os caranguejos aqui de Natal por R$2,50, tive uma congestão ao pagar essa conta.
Esse petisco chama-se "Loco", é um fruto do mar muito saboroso que degustamos do Restaurante Donde Augusto, que fica no Mercado Público Municipal. Sabe aquele programa de turista que você leva uma facada mas acha bom? Foi esse. Foi caro, diante da relação custo benefício, mas valeu por conhecer a cultura do lugar.
Conhecer a Concha y Toro é um passeio imperdível em Santiago. Valeu muito a pena. Tem que agendar antes e ver qual o idioma do horário da visitação. São feitos tours em espanhol e inglês. Como eu não entendia nenhum deles mesmo, agendei num horário qualquer.
Eu e Adriana. Essa foto ficou um postal. Mas também com toda essa minha beleza não podia ser diferente. 
Eu e a Nena brindando um Casillero del Diablo. Na verdade só fazendo onda, não bebo nada.
A Nena e Adriana na frente do Hotel Parinacota, na Av. Apoquindo.
Essas meninas são friorentas demais omi, eu ficava com frio só do susto que levava quando as via toda empacotadas.
Saguão do Hotel Parinacota. Bom Hotel, bem localizado e com diária de USD50,00.
Essa senhora de frente, era uma brasileira que estava entrando no hotel e ficou muito chateada. Fez reserva por uma agência de viagem de Maceió por USD150,00, ou seja, 03 vezes a nossa que foi feita pela internet, e o pior, o quarto que colocaram ela também servia para reunião de grupos. Grupo de ácaros, grupo de ratos, grupo de baratas e outros mais da nossa rica fauna. Eu e o Todinho (é essa rapaz de casaco bege, ele é preto, baixinho e gordo, é um Todinho escritinho, é meu-primo irmão e o cara mais engraçado do mundo pra viajar. Ele devia cobrar pra isso.) fomos em defesa dela falar com o recepcionista e conseguimos trocá-la de quarto. Fizemos nossa boa ação do dia.
Cerro Santa Lucia no centro de Santiago. Passeio imperdível. Tem o visual de toda cidade lá de cima. Encontramos obra de uns 1000 japoneses com suas 1000 máquinas fotografando 1000 cenários e falando 1000 coisas que eu não entendia patavina.

BARILOCHE/ARGENTINA - Agosto2003

Galera potiguar e paranaense na nossa primeira ida conocer los manos argentinos. 



Galera paranaenses de Medianeira em frente a Hosteria Sur. Ótimo lugar pra ficar, uma pousada caseira, muito aconchegante, muito bem localizada e super barata. Voltamos lá mais duas vezes.
Pareciamos os Teletubbies saindo para passear.
Passeio imperdível em Bariloche, Cerro Catedral.
Adriana ficou congelada depois dessa foto, saiu daí com um maçarico.
Catedral de Bariloche, lindíssima por fora e por dentro.
Adriana queria casar de novo lá, mas ficou prometido para as bodas de diamante.
Restaurante Familia Weiss, um dos melhores da cidade.
E pode acreditar que os garçons argentinos eram simpáticos. Impressionante né?
Lindas lojas de guloseimas.
Adriana achou que era de brinquedo, mas era de verdade.
Os chocolates de Bariloche são deliciosos, e é baratíssimo.
Trouxe alguns para dar de presente e virou suco de chocolate na mala.


abcs