JUARA - MATO GROSSO - Riqueza brasileira

Estive em Julho de 2011 na cidade de Juara no Mato Grosso ministrando um Seminário Empretec, e me deparei com uma cidade bem interessante. É um pequeno município ao norte de MT com 32 mil habitantes e 1,5 milhões de cabeças de gado, isso mesmo, é o município do Brasil onde tem o maior rebanho bovino. Banhado pelo Rio Arinos, Juara tem clima quente e úmido.
Uma aventura foi a ida até lá. Parti de Cuiabá num vôo da Trip de 50 minutos para Sinop, daí fui de carro 300Km até Juara, mas desses 300Km, 200 deles são em estrada de barro, pasmem, mas andei 200Km numa BR sem pavimento. Embora eu entenda que com tão poucos impostos pagos pelos brasileiros, não tem como sobrar dinheiro para asfaltar estradas, uma vez que esse dinheiro destina-se a coisas mais importantes como sustentar alguns privilegiados.
Vixe, que revolta né? Então vamos as fotos que é melhor...
A Igreja Matriz tem a arquitetura bem interessante com imenso salão sem nenhum pilar. Sua cúpula superior é formada por vitrais que a noite são iluminados e embelezam seu interior. Aproveitei esse dia para entrar na Igreja e pedir perdão pelos meus pecados, fiquei uns 15 minutos tentando lembrar algum e não consegui... acho que estou no rumo da canonização.
Este foi o hotel onde me hospedei. Excelente relação custo/benefício. Bom café da manhã, bons quartos, com split, TV a cabo, internet wifi, cama Box, chuveiro com água quente e forte, duchinha higiênica de lavar boga, e um auditório excelente onde ministramos o seminário. Isso tudo com uma diária de R$60,00. Indico.

Aquele modelo de azul compondo a foto é o amigo e companheiro de trabalho, Alsemir, conhecido também como Alse... No início fiquei preocupado com esse apelido, mas depois vi que não tem nada a ver com o animal chifrudo, era só uma contração do seu nome.
Eu, Alsemir e Fernando que nos recepcionou em Juara com uma hospitalidade incrível. Fernando nos levou para conhecer esse excelente restaurante a beira do Rio Arinos, chamado “Ilha do Netinho”. Foi show de bola! Agora adivinhem porque o restaurante se chama “Ilha do Netinho”?  Exatamente porque fica numa ilha onde o proprietário se chama Neto! Incrível né?
Jardim da Ilha do Netinho. Local lindo de ótimo bom gosto. Só não sei por que os animais são tão calados lá, esse ganso aí da foto não deu um piu.
Pegamos uma mesa de pista, neste deck de madeira onde o Rio Arinos passava em baixo. Muito agradável. O Alsemir só toma suco de maracujá e fica chateado quando não tem. Olha ele rosnando para o garçom.
Amigos esse almoço foi um banquete, não lembro ter comido um peixe mais gostoso do que a Matrinxã servida aí, simplesmente fantástica, o arroz branco com o pirão fizeram a combinação perfeita para acompanhá-la. Foi duro voltar ao trabalho depois, e de braguilha aberta, pior.
Preparativo para pescaria no Rio Arinos. Essa tarde valeu a viagem. Mas pra confessar, entrei na água para compor a foto e saí correndo, pois rola um tal de Jacaré por essas águas.
Os amigos Fernando e Alex no comando do Barco. Proporcionaram esse dia maravilhoso em Juara. Só navegar por esse Rio contemplando a natureza já valeu. Mas isso também serve de desculpa por não ter pescado nada.
Pescadores a postos. Olha a cara do Alsemir, fiquei na dúvida se ele estava se cagando ou só fazendo o “pantim” de ter fisgado um peixe.
Pôr do sol no Rio Arinos. Essa imagem estava acompanhada do barulho das águas, dos cantos dos pássaros e do harmônico ‘silêncio’ das matas, é um privilégio assistir esse espetáculo. Ficamos aí até o anoitecer quando os maruins começaram a picar a gente, e estávamos com repelente, mas acho que os bichinhos estavam cheirando o repelente no corpo da gente para lombrar, fiquei na dúvida se passamos repelente ou ‘atraente’ de mosquito.
0 Responses

Postar um comentário

abcs