RIO DE JANEIRO/RJ/BRASIL - Janeiro2007

Museu de Arte Contemporânea de Niterói, fantástico projeto de Oscar Niemeyer.
Oscar imaginou uma flor, e eu uma nave espacial de cabeça para baixo.
A saladinha do Gameleira estava um show.
Esse é o único prato que ele sabe fazer.
De qualquer ângulo esse cidade é maravilhosa.
Se vê a todo momento, arte, águas, ilhas, montanhas, gente bonita, prédios lindos, mar e tiros. 
Esse Oscar é fera demais mesmo.
Desde a chegada dele nas caravelas com Cabral já era um jovem genial.
Praia de Icaraí
Essa cara no canto inferior esquerdo estava alongando e soltou uma bufa que escutei de longe. Estava folote.

MACAPÁ/AP/BRASIL - Dezembro2010

Em cima da "Fortaleza de São José do Macapá" construída há mais de 260 anos, a beira do Rio Amazonas.
Esse Rio Amazonas é mesmo gigante. Fiquei procurando a outra margem e num vi foi nada, pense numa largura!!!
Aqui em Macapá acontece o equinócio (quando os raios solares incidem em 90 graus sobre a Plano do Equador terrestre), e passa a Linha do Equador.
Nunca pensei em me arreganhar tanto, coloquei um pé no Hemisfério Norte e outro no Hemisfério Sul.

Taí a prova do meu arreganhamento.

FERNANDO DE NORONHA/PE/BRASIL - Dezembro2004

Navio chegando a Ilha de Fernando de Noronha às 7h da manhã e escoltado por atobás  pescando. Um show da natureza. Ficamos na Ilha até o dia seguinte às 14h. É pouco tempo pra fazer tudo, acredito que 04 dias sejam suficientes. Nessa hora, 2/3 das pessoas estavam dormindo no navio e perderam o espetáculo. Uma dica: Pegue logo as primeiras fichas na ordem de saída do navio para a ilha. Dormi no ponto e só consegui sair umas 13h, com isso perdi toda a parte da manhã.
Aviso: na ilha, se matar uma lagartixa ou jogar papel no chão o pau come e a multa também, então faça de conta que você é educado, e respeite a natureza.
Saída do navio num barco menor em direção a ilha.
Depois dessa viagem fiquei uns 06 meses balançando.
Adriana, Seu Aurino, Dona Daisy, Titianda e Titilila chegando na Ilha.
Aquela pedra ao fundo tá estirando o dedo pra alguém.
Praia do Sancho, essa foi a mais linda que já vi na vida.
Fiquei pensando o trabalho que deu para assentar esses azulejos azuis no fundo.
Pense numas lagostas de vergonha! Devidamente degustadas.
Essas eram os filhotinhos.
Fazer o batismo (1o. mergulho com cilindros de oxigênio) é imperdível. É impressionante o fundo do mar, que silêncio agradável e relaxante! Foi aí que descobri que os peixes nascem e morrem sem conversar, não acreditem em Nemo.
Aluguei uma moto e capacete para conhecer toda a ilha. Foi uma ótima idéia, recomendo. Recomendo também que você leve seu próprio capacete. Eu dei a 'sorte' de um gambá ter usado o meu no dia anterior.
A velha apresentação cantante dos garçons. Nessas horas uns caras se entregam só nas palmas, percebi uns dez mais alegres do que o normal, e com as palmas bem escandalosas.
Os garçons que nos serviam. Alguém sabe dizer quantos milhões esses caras ganham  por viagem? Pela simpatia são muitos.
A farra gastronômica no navio durava quase 24 horas por dia. E os pratos dava até pena de desmanchar, mas não sobrava nada.
Lembro até hoje do sabor dessa sobremesa. Gosto de tudo feito com banana, menos da banana. Mas macho que é macho é assim mesmo.
Titianda, Seu Aurino e Titilila numa reunião estressante.
Adriana e Seu Aurino fazendo grandes investimentos.
Essa foi em um dos teatros do navio. Foi só pra relembrar a época que eu tocava com Phill.

SANTIAGO/CHILE - Abril e Maio/2005

Em toda viagem ao Chile, Todinho e seu intuitivo "español" era de chorar de rir, acho quem nem ele mesmo entendia. Uma coisa interessante é como ele fica incrivelmente sorridente nas fotografias. 
Restaurante "Aqui está Coco" no Bairro da Providencia. Local temático bem bacana.
Só uma coisa negativa, um dos garçons era mais grosso do que papel de enrolar prego. Acho que tinha dormido bunda com bunda com a esposa na noite anterior. 
Fome grande e uma paradinha no "Pollos Tarragona", no cenrtro de Santiago. Vocês acham que gosto de fango? Dê uma olhadinha na foto abaixo.

Todinho e eu no Vale Nevado. No início de Maio a estação está vazia e a neve já está derretendo, mas o frio ainda é gigante. Neste dia eu pensei que tinha perdido as orelhas.
Na Calle Suécia, onde encontram-se muitos bons barzinhos em Santiago, jantamos no Louisiana. Lá estava um daqueles caricaturistas que faz na hora sua imagem em grafite. Eu e Adriana estávamos comemorando 10 anos de casados, e então registramos nosso momento no desenho do artista.
O cara é pé quente. Já vamos para nossos 16 anos de casamento. Essa minha esposa é uma sortuda mesmo! 
Esse por do sol no Cerro San Cristobal é imperdível. Passeio romântico de Santiago.
Sentar a bunda nessa madeira é meio desconfortável. Percebeu isso na minha pose? 
A Nena e Adriana posando com a Cordilheira dos Andes ao fundo. Quase que a gente perdia o por do sol, com elas passando chapinha nos cabelos ainda no hotel.
Galera, esse daí é o caranguejo das águas geladas do pacífico que eles chamam de "Centolla". Tem uma carne meio adocicada saborosíssima, e tem todo um ritual para comê-la. Adorei, mas quando chegou a conta eu fiz a conversão de Pesos para Real umas 30 vezes. Pense num caranguejo caro da bexiga! Eu acostumado com os caranguejos aqui de Natal por R$2,50, tive uma congestão ao pagar essa conta.
Esse petisco chama-se "Loco", é um fruto do mar muito saboroso que degustamos do Restaurante Donde Augusto, que fica no Mercado Público Municipal. Sabe aquele programa de turista que você leva uma facada mas acha bom? Foi esse. Foi caro, diante da relação custo benefício, mas valeu por conhecer a cultura do lugar.
Conhecer a Concha y Toro é um passeio imperdível em Santiago. Valeu muito a pena. Tem que agendar antes e ver qual o idioma do horário da visitação. São feitos tours em espanhol e inglês. Como eu não entendia nenhum deles mesmo, agendei num horário qualquer.
Eu e Adriana. Essa foto ficou um postal. Mas também com toda essa minha beleza não podia ser diferente. 
Eu e a Nena brindando um Casillero del Diablo. Na verdade só fazendo onda, não bebo nada.
A Nena e Adriana na frente do Hotel Parinacota, na Av. Apoquindo.
Essas meninas são friorentas demais omi, eu ficava com frio só do susto que levava quando as via toda empacotadas.
Saguão do Hotel Parinacota. Bom Hotel, bem localizado e com diária de USD50,00.
Essa senhora de frente, era uma brasileira que estava entrando no hotel e ficou muito chateada. Fez reserva por uma agência de viagem de Maceió por USD150,00, ou seja, 03 vezes a nossa que foi feita pela internet, e o pior, o quarto que colocaram ela também servia para reunião de grupos. Grupo de ácaros, grupo de ratos, grupo de baratas e outros mais da nossa rica fauna. Eu e o Todinho (é essa rapaz de casaco bege, ele é preto, baixinho e gordo, é um Todinho escritinho, é meu-primo irmão e o cara mais engraçado do mundo pra viajar. Ele devia cobrar pra isso.) fomos em defesa dela falar com o recepcionista e conseguimos trocá-la de quarto. Fizemos nossa boa ação do dia.
Cerro Santa Lucia no centro de Santiago. Passeio imperdível. Tem o visual de toda cidade lá de cima. Encontramos obra de uns 1000 japoneses com suas 1000 máquinas fotografando 1000 cenários e falando 1000 coisas que eu não entendia patavina.

BARILOCHE/ARGENTINA - Agosto2003

Galera potiguar e paranaense na nossa primeira ida conocer los manos argentinos. 



Galera paranaenses de Medianeira em frente a Hosteria Sur. Ótimo lugar pra ficar, uma pousada caseira, muito aconchegante, muito bem localizada e super barata. Voltamos lá mais duas vezes.
Pareciamos os Teletubbies saindo para passear.
Passeio imperdível em Bariloche, Cerro Catedral.
Adriana ficou congelada depois dessa foto, saiu daí com um maçarico.
Catedral de Bariloche, lindíssima por fora e por dentro.
Adriana queria casar de novo lá, mas ficou prometido para as bodas de diamante.
Restaurante Familia Weiss, um dos melhores da cidade.
E pode acreditar que os garçons argentinos eram simpáticos. Impressionante né?
Lindas lojas de guloseimas.
Adriana achou que era de brinquedo, mas era de verdade.
Os chocolates de Bariloche são deliciosos, e é baratíssimo.
Trouxe alguns para dar de presente e virou suco de chocolate na mala.


BUENOS AIRES/ARGENTINA - Agosto2008

Omelete do Café La Biela
Bom D+++
Anninha que pediu esse prato. Se deu mal, porque todos pediram um pedacinho. Ela deu, mas queria colocar veneno dentro.

Anninha, Adriana, Iury, Sheila, Gil e eu no tradicional Café La Biela
Essa foto foi tirada por um antigo fotógrafo do Café numa Rolleiflex, ele  devia ser o avô do ex-presidente Menem.
Sanduíches bem diferentes e deliciosos no Café La Biela
Deu pena de comer esse sushi de ovo.
Sorveteria Freddo em San Isidro
Essa gravata de Anninha ficou um pouco grande.
Feira de antigüidades de San Telmo
Moá, Iury e Gil
Esse prato em cima da mesa é de amendoim 'doado' pelo garçom. Fim de viagem é fogo, o liseu começa a pegar.
Tarde cultural no Bairro de San Telmo. Grupo musical fantástico.
Anninha e Gil
Esse aí atrás tirando a foto do Sol, é Iury
La Bombonera - Estadio do Boca Juniors
Anninha e Gil
Gil ficou gritando: "ABC, o mais querido!!!"
Casa Rosada - Eu e Adriana
Não lembro bem, mas parece que quem mora aí é o Maradona, né isso mesmo?
Flor de la Mujer. Linda escultura que abre suas pétalas gigantes às 08h e fecha às 20h.
Aninha, Adriana, Anninha e Sheila.
Não sei se vocês estão vendo elas, mas estão atrás dos óculos.
O tradicionalíssimo Café Tortoni, mais de 150 anos funcionando.
Lá encontramos seu fundador... em fotografia claro, ou você achou que era uma múmia?
Ao fundo o "Cementério de la Recoleta"
Lá esta enterrada Evita Peron. Os túmulos são obras de arte da arquitetura.
Nunca pensei de turistar num cemitério, mas pense numa tranqüilidade, os moradores num silêncio danado.
Zoo de Buenos Aires
Essa girafa deu uma fungada no meu pescoço que arrepiou. Peguei até o telefone dela.
Hotel Grand King. Bem localizado e boa relação custo/benefício.
Defeito grande: Não tem ovo no café da manhã, só se pagar por fora. Fomos vítimas dessa conspiração  antiovípara.
Passeio de barco no Delta do Tigre. Imperdível
Adriana, Anninha e os óculos.
Catedral de San Isidro.
Eu e Adriana
Estava tão frio que deu dor de dente nas cáries.
Jardim Japonês, é lindo!
Fiquei impressionado... estava cheio de japoneses.
MALBA-Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires
Aí está a obra mais importante da antropófaga Brasileira Tarsila do Amaral, o quadro "Abaporu".
Adriana e eu
Esse de bicicleta aí atrás deve ser algum argentino.
Bairro de Puerto Madero. Ao fundo La Puente de la Mujer.
Informação importante: nesta Ponte da Mulher também pode passar homens.
O melhor restaurante de Puerto Madero.
O maitre era um conterrâneo e a sobremesa saiu de graça, pena que ele não avisou antes da gente comer.
Feira de Antiguidades de San Telmo
Foram as melhores empanadas que já comi até hoje.
Essa senhora falou 1 Kg e eu entendi no máximo 100g.
El Caminito - Adriana e eu.
Bairro cultural e bem bacana de conhecer.
Acho que fomos o único casal do mundo que tirou foto na porta dessa lojinha.
Galerias Pacifico - Gil e Anninha
Boas lojas e encontra-se de tudo por lá.
Eu saí com torcicolo daí procurando o Wally nessas pinturas.
Terrazas de Buenos Aires - Shopping Buenos Aires Design
Bonito shopping. Aos sábados tem uma feirinha bem bacana numa praça ao lado.
Eu, Aninha, Moá, Iury, Sheila, Adriana, Gil e Anninha. Era quase uma procissão.
 
abcs