PARIS/FRANÇA - Outubro2009

Na Champs Elysées, No. 140 morou nosso conterrâneo Alberto Santos Dumont, imortalizado numa discreta plaquinha na frente da casa. Mas deu orgulho.
Início da caminhada, Adriana já estava reclamando dos pés, cada reclamada eu mostrava uma loja bacana, e seguia na enrolação.

Torre Eiffel vista do Trocadero, a vista mais bonita. Ficamos bom tempo aí contemplando o monumento. Na praça do Trocadero muitos africanos vendendo bugigangas, gostei de um pássaro a corda, o vendedor pediu 20 Euros, comprei por 10, me achei o grande negociador até encontrar mais a frente um brasileiro que tinha comprado por 5. Se o cara não fosse tão grande eu tinha voltado pra pegar meu troco, mas deixei pra lá.

Essa Torre é fenomenal e impressionante, só cai a ficha que está em Paris ao vê-la.
Tenho medo de altura, e essa torre é MUITO alta. A fila estava enorme, Adriana propôs não subir, o que concordei imediatamente. Ufa!

Caminhada na Champs Elysées, imperdível, tem um clima diferente essa avenida. Achei dez as lojas de carros.
Adriana com essas botas pediu pra voltar pro hotel umas 30 vezes...e eu respondi umas 30 vezes, vamos, consegui mais umas 2 horas de caminhada.

Arco do Triunfo, esse foi o monumento que mais me impressionou em Paris. Foi emocionante subir a estação do metrô Charles de Gaulle e dar de cara com ele.
Esse careca aí puxando essa mala deu uma topada e se estatelou no chão, fui ajudá-lo e ele ficou todo abusado, mandei ele se lascar em português mesmo. Acho que entendeu porque saiu sem agradecer.
Vista de cima do Arco do Triunfo. Depois de subir 284 degraus foi o visual mais legal de Paris. Fantástico! Valeu MUITO a pena o esforço.
Quando começamos a subir a escada, uma senhora angolana de uns 150Kg iniciou a subida junto conosco, nos deixou passar dizendo que iria ser mais lenta. Depois de uns 40 minutos lá em cima, fomos descer e nos encontramos novamente com ela já no nonagésimo degrau, ainda na subida. Era lenta mesmo!
Museu do Louvre. É imperdível conhecer esse museu. Para conhecê-lo inteiramente calcula-se de 08 a 10 meses indo diariamente até lá por várias horas. É um prédio gigantesco e lindíssimo, por dentro e por fora.
Nesta praça tinha uma Japinha com uma câmera fotográfica que parecia uma nave espacial. Fiquei me babando e não resisti, me ofereci pra tirar uma foto dela só pra pegar na máquina. Ele me deu uma aula de uns 20 segundos em japonês mesmo, fiquei fera, depois perguntei a ela se não queria trocar pela minha máquina, ela deu um sorriso humilhante e saiu.
Essa é a pirâmide invertida dentro do Louvre.
Vocês acham que alguém mais no mundo tirou a foto assim como Adriana? Acho que não, só ela fez isso.
Esse quadro gigante é muito lindo e cheio de detalhes, mas não é famoso, poucas pessoas olham pra ele. Veja abaixo...

Esse é famoso. A Monalisa. Pense num burburinho.
No Louvre, um dos cem Medalhões Arago que traçam o Meridiano de Paris.
Corri pra apanhar esse medalhão no chão achando que era uma moeda de ouro. Depois do mico, Adriana me explicou do que se tratava.
Fizeram minha estátua nos jardins do Louvre.
Andar de Velib por Paris é um programa imperdível.
Tirando as cangueiradas de Adriana, não teve estresse fazer o tour de bike.
Cathédrale Notre Dame.
Fui falar com o corcunda, mas ele estava todo suado carregando um saco de feijão nas costas. 
Jantar em Saint Germain. Adriana, Sheila, Luciana e eu num encontro de seridoenses em Paris.
Pensei que esse abajurzinho sobre a mesa podia levar, feito enfeite de casamento, mas Adriana não deixou eu perguntar ao garçom se podia. Acho que perdemos o enfeite.
Ponte Alexandre III sobre o rio Sena ligando os bairros de 7ème e 8ème arrondissement. Riquíssimos detalhes arquitetônicos fazem dessa ponte um lugar lindo.
Essa pose era lembrando de quando eu era modelo... na encarnação passada.
Caminhando com Adriana descobrimos essa Rue Cler, foi MUITO massa conhecer essa rua, adorei, é uma rua para gourmets. Entre a Rue de Grenelle e a Avenue La Motte Picquet encontra-se barraquinhas de frutas e legumes, açougues, lojas de queijos e defumados, sorveterias, pizzarias e restaurantes diversos.
Estávamos comendo uma pizza nesta esquina e chegou um pedinte meio embriagado, rapaz achei chic demais dar uma esmola em Euros. Dei uma moeda de 50 centavos, e o cara me xingou em francês. Tentei explicar pra ele que em Reais valia 3 vezes mais, mas acho que ele mandou eu me fuder e saiu resmungando. 
Museu Carnavalet, tem um dos jardins mais lindos que vimos em Paris. Esse museu tem entrada gratuita, conta a história de Paris e fica no Bairro de Marais (Marré).
Vendo esse jardim me lembrei de 'Galego', um antigo jardineiro lá de casa. Quando ele fazia o pezinho da grama rente ao muro, parecia um caminho de formiga, todo troncho. Acho eu vou indicá-lo ao museu.
Igreja de Sacre Coeur - Adorei esse local, é uma parte alta da cidade e tem um belo visual de Paris. O que mais gostei foi caminhar no entorno da Igreja, lá vimos vinícolas, artistas e casas lindas.
 Agora vejam esses banquinhos verdes de madeira desbotados  aí atrás, omi são pebas demais, não combinou com o cenário.
Esse é o Jardim de Luxemburgo do Palácio de Luxemburgo, onde hoje funciona o Senado Francês. É lindo. Achei massa uns tanques de água onde várias crianças alugam e soltam barquinhos a vela de um lado  do tanque pra pegar do outro.
Acho que os senadores brasileiros também mereciam um palácio desse tipo... mas sendo um para cada. 
Rapaz, essa foto foi só pra mostrar esse motinha de 03 pneus que achei arretada. Ótima pros cangueiros.
O 'Grand Arche de la Défense' é um prédio de 112m de altura no bairro moderno de La Defense. Conhecer esse bairro é um passeio imperdível, seus prédios suntuosos e sua vida agitada é show. Dizem que a construção desse prédio foi muito polêmica porque achavam uma obra inviável e que o arquiteto dinamarquês Otto Von Spreckelsen era um louco.
Fiquei um pouco parado nesta praça tentando fazer uns cálculos dos m2 das obras do entorno e seus valores, aí começou a sair uma fumaça cinza da minha cabeça, parei e fui lanchar com Adriana.


3 Responses
  1. ana ligia Says:

    Meu querido vc nao tem noçao o quanto estou mando esse BLOG, alguns lugares desses revivendo nas lembranças legais o quanto e bom conhecer novos lugares e com pessoas especiais. Adoraaaaaaaaando!! PARABENS!!!!!

  2. ana ligia Says:

    Já estive em Paris 2 vezes essa ultima fui trabalhar pesquisando e algumas coisas que eu nao conhecia posso compartilhar com vcs!!!
    - Circuito da moda no MARREIS
    - Rue Saint Honore e região
    - Capela da medalha Milagrosa e parada obrigatória no Le Bom Marchè.

  3. ana ligia Says:

    Ah cuidado também ao andar de metro... tivemos problema com uma colega de viagem, foi roubada por uma PROFISSIONAL por que além de rapido ninguem nem notou!!!!
    Entao bolsinha fechada e travada e vamos lá para quem tem que andar de metro é uma otima opçao de economia!!!!

Postar um comentário

abcs